segunda-feira, 29 de junho de 2009

Influência dos Individuos nos Grupos Sociais e a Interlocução do Serviço Social.

No período depois da Segunda Guerra Mundial o estudo de grupos se tornou um tópico importante de pesquisa e teoria. As pessoas com necessidades de agregações de forma consciênte ou inconsciente, buscaram grupos não se resumindo só em familia. Surgindo proliferação de igrejas, grupos sindicais entre outros. Apesar de não percebermos essa necessidade a exemplo de uma Empresa, a presença do Serviço Social na interlocução deste cenário se faz necessário. Pois, ao passo que precisamos uns dos outros, a dialética do profissional do Serviço Social, usará mecanismos que lhes é peculiar dentro da sua especificidade. Semelhantemente a organização dos grupos sociais ao contexto básico do Serviço Social, mesmo que de forma subjetiva é a consciência grupal " nós e não eu" a chamada no Serviço Social,"consciência de classe em si e para si". Nos Grupos Sociais elas o diferem quanto ao grau de contato com os membros. No Serviço Social se dá nas chamadas agregações, onde as pessoas mantém entre si o mínimo de comunicação e de relações.
Diante do papel fundamental do Serviço Social nos grupos é necessário conhecer a natureza, formação, evolução, composição, estrutura, e a dinâmica interna e os processos grupais para fazer as intermediações ou intervenções.
Assim, a especificidade da supracitada profissão ajudará entender o comportamentos através do uso da dialética. Buscando condições favoráveis em determinado contexto para que não venha existir a desindividualização que muitas vezes vemos nas empresas. Contudo, isso pode ser estirpado do meio dos grupos através de diversas dinâmicas, permitindo uma relação aberta anulando a desindividualização, não permitindo que os individuos se distancie dos seus objetivos.
Uma vez acontecendo essas ações o Serviço Social, não poderá agir de maneira laissez-faire, pois é neste momento que os individuos em especial (funcionários de uma empresa) precisaram ser estimulados e motivados.

Um comentário:

  1. Em face a essas questões, concluímos que a satisfação e os interesses individuais dos funcionários, a ausência de cooperação confundindo ações do setor pessoal,no que tange a especificidade do Serviço Social dentro de uma empresa pode resultar em prejuízo para todos.

    ResponderExcluir

O despertar do Serviço Social vem produzir novas conquistas, desvinculando o real sentido entre Assistência Social e Assistencialismo Reparador.