domingo, 14 de junho de 2009

A importância do estágio de Serviço Social na Comunidade


A importância do estágio para uma estudante de Serviço Social vai muito além da atuação em sua área. O futuro(a) Assistente Social deve trabalhar já no âmbito acadêmico o contato
com a base, comunidades periféricas e a assim atribuir a si a análise do contexto a que o individuo de insere.
O “Estágio em uma Comunidade”, tem uma importância fundamental na mediação e dialética
dos estudantes com as realidades diversas. Dentre os indicies alarmantes das desigualdades sociais, propõem uma vez que a pessoa tem acesso a formação de qualidade e o devido acompanhamento e orientação, agindo de forma diferente frente aos direitos e atuação dentro da comunidade sendo multiplicadores em seus espaços de atuação.
Identificar-se com o “Estágio em Comunidade" é desafiar conjunturas, pois acredito que o serviço social pode e deve ser utilizado como instrumento na formação para o desenvolvimento do indivíduo e do território, na construção da identidade e no fortalecimento das Políticas Públicas de pluralistas e emancipatórias. Tendo como base um Serviço Social participativo e democrático que integre escola, família e comunidade. Portanto esse é um espaço onde é possível estar em contato com a base e fazer essa integração.

Um comentário:

O despertar do Serviço Social vem produzir novas conquistas, desvinculando o real sentido entre Assistência Social e Assistencialismo Reparador.