terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tendências da Gestão Social

Nas tendências da gestão social vemos a gestão compartilhada, onde os atores sociais são sujeitos coletivos, responsáveis pela implementação de decisões e parcerias. Com ênfase na ação social e com uma presença ativa da sociedade, governo e municipio a exemplo dos movimentos sociais.
O Estado e o Municipio articulam e complementa-se através de lutas pelos mesmos objetivos. Pensar gestão em rede, remete aos primordios que o mundo sempre teve ligado fazendo da sociedade um projeto excludente, que eram as Capitanias Hereditárias. Vemos aí as primeiras formas de globalização e das redes sociais. Essas redes nos dias de hoje se integram alimentando-se por um fluxo contínuo. Perpassando pela gestão intersetorial ou transetorial, flexibilizando serviços, descentralizando para facilitar a solução desses serviços. Uma vez que, esta flexibilização vem em forma de programas, trabalhos coletivos, participação de usuários, família, comunidade,ONG"S, etc.

Um comentário:

O despertar do Serviço Social vem produzir novas conquistas, desvinculando o real sentido entre Assistência Social e Assistencialismo Reparador.