quarta-feira, 24 de junho de 2009

Neoliberalismo a Brasileira E a posição de Margem colocada ao Serviço Social.

Há quem diga que a partir da ditadura militar surgiram passos no desenvolvimento Politico, com inclinações neoliberal no país. Todavia, o campo fértil, o tempo do “tudo pelo social” a sociedade brasileira mostrou-se com capacidade de organização contra a ofensiva neoliberal pela qual o país passava e ainda passa, basta atentar as frentes criadas em defesa do trabalhador, ou seja, aconteceu aqui um movimento contrário ao visto em outros países; "um movimento contrário àquilo que indicava como sendo a derrota da sociedade", o impeachment pode ser citado como exemplo de organização da sociedade civil. O sistema capitalista não foi renovado com o projeto neoliberal, já no plano social teve seus objetivos alcançados basta observar a desigualdade crescente no país. Apesar de que colocava-se a margem a intervenção do Serviço Social, não permitindo que viesse a ser protagonista deste êxodo no cenário da política brasileira.

O neoliberalismo entre nós é letal, ele ataca às bases de esperanças que foram construídas ao longo dos anos, em especial as organizações populares; a esperança do povo vai ficando cada vez mais imperceptível, haja vista a muralha de conservadorismo que faz questão de deixar de lado todo o passado de construção, de um novo Estado livre da escravidão por uma busca pela igualdade com o mundo, ignorando todo o panorama social, a meta é estar cada vez mais próximo do império americano.

O neoliberal no governo Lula com seus projetos assistencialistas que na verdade servem apenas pra querer tapar o sol com a peneira, e tornar os problemas menores aos olhos do povo, mostrar a ação do governo, sempre bondoso com os menos favorecidos, o que na realidade deveria ser prioridade e não uma medida assistencialista. Distorce o sentido real do Serviço Social, prostituindo através dessas ações assistencialistas.

Um comentário:

  1. Visão critica da Política, é fruto das aulas de Política Social com a Professora Suzana Coelho.

    ResponderExcluir

O despertar do Serviço Social vem produzir novas conquistas, desvinculando o real sentido entre Assistência Social e Assistencialismo Reparador.