sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Processo Grupal

Refere-se a um um conjunto de coisas, onde gera movimento ou mudança ao longo de uma dinâmica. Quanto mais coeso maior será o processo grupal. Todavia, o processo grupal só veio realmente ser incrementado no final dos anos 30. Pois, foi um periodo no Brasil, onde havia de fato lideranças, cooperações, conflitos e a busca de uma comunicação diferente. Daí, relatar processo grupal é rememorar a dinâmica política dos anos 30, com a influência de K.Lewin.
Abarcado no prcesso grupal à afiliação é uma forma de socialização, pois busca por estar com outras pessoas, conversar, trabalhar. Se tornando importante porque atende as necessidades individuais e/ou coletivas, mas também contribui para formação na identidade psicossocial. Atrelado ao processo grupal está o conformismo, ou seja a inclinação a subordinação, a tendência e/ou facilidade do aludido cidadão acompanhar a maioria. Por conseguinte, a conformidade pode ser uma manifestação episódica, contudo essa mudança é caracterizada por uma pressão social ou imaginária.

P.S : Essta aula foi ministrada pela professora Carmedite Moreira no dia 26/08/10. Na faculdade Vasco da Gama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O despertar do Serviço Social vem produzir novas conquistas, desvinculando o real sentido entre Assistência Social e Assistencialismo Reparador.