sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O Sonho não acabou! Politicas Publicas para Juventude


Ainda que o discurso da Ciência e das Políticas Publicas para Juventude reserve à vida real o espaço dos questionamentos às normas e as ordem, na clandestinidade, do elemento protagonista da história da vida juvenil, desejos sobrevivem intensamente nos entremeios dos lugares das responsabilidades sociais, depois ou antes de estudos, e pesquisas . Negativando a reprodução das práticas paternalista, e opressoras que não produzem emancipação, e ou positivando possibilidades de ações não só pontuais, mas também estruturais. Transbordando os limites das ações da máquina dominadora, e deslizando nos interstícios do campo fértil que é a vida juvenil.
E como podemos chamar isto dentro de uma visão panorâmica se não "O Sonho não Acabou!". Ou identificaremos esses defensores com um amor romântico a esta causa? Com a possibilidade de ver nas leituras dos guetos o aparecimento do Fenômeno Social, os 15 minutos de fama partindo dos juvenis que fazem uso do "kit peba". Inconscientemente, estes jovens mostram ao outro o que "eu tenho", ou que eu gostaria de ter ou que eu gostaria de possuir. Esse fenômeno passará muito mais que pelos anais da história, se não existir vontade politica. Se não existe pessoas como a Doutora Mary Castro e o mestre Augusto Vasconscelos, que trazem possibilidades da retirada destes jovens do cenário como elemento de sombra e através de reeleituras levando para protagonista de sua história.

Um comentário:

  1. Este artigo é dedicado a Doutora Mary Castro, e ao mestre com carinho Augusto Vasconscelos. Após palestra brilhante sobre este tema.

    ResponderExcluir

O despertar do Serviço Social vem produzir novas conquistas, desvinculando o real sentido entre Assistência Social e Assistencialismo Reparador.