sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Processo Grupal

Refere-se a um um conjunto de coisas, onde gera movimento ou mudança ao longo de uma dinâmica. Quanto mais coeso maior será o processo grupal. Todavia, o processo grupal só veio realmente ser incrementado no final dos anos 30. Pois, foi um periodo no Brasil, onde havia de fato lideranças, cooperações, conflitos e a busca de uma comunicação diferente. Daí, relatar processo grupal é rememorar a dinâmica política dos anos 30, com a influência de K.Lewin.
Abarcado no prcesso grupal à afiliação é uma forma de socialização, pois busca por estar com outras pessoas, conversar, trabalhar. Se tornando importante porque atende as necessidades individuais e/ou coletivas, mas também contribui para formação na identidade psicossocial. Atrelado ao processo grupal está o conformismo, ou seja a inclinação a subordinação, a tendência e/ou facilidade do aludido cidadão acompanhar a maioria. Por conseguinte, a conformidade pode ser uma manifestação episódica, contudo essa mudança é caracterizada por uma pressão social ou imaginária.

P.S : Essta aula foi ministrada pela professora Carmedite Moreira no dia 26/08/10. Na faculdade Vasco da Gama.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Interação Social

Resumo da aula do dia 09 de Setembro de dois mil e dez.


Onde foi explanado a cerca da Interação Social e os seus meandros, como o encontro social pode ser ser um fator determinante, através da percepção pela qual o aludido cidadão organiza suas impressões, desenvolvendo suas atitudes pelas suas crenças e valores que são resultantes da influência no comportamento. Por conseguinte haverá uma mudança de atitude pontual ou processual, tornando um indicie preditor do comportamento. Todo esse processo está atrelado ao processo de socialização, ou seja como o individuo aprendeu e apreendeu, mediante contato com os grupos sociais suas afinidades seus objetivos. Levando em conta o papel social que exercemos na sociedade o status e a forma como esses paleis são prescritos e/ou desempnhados.